terça-feira, 30 de março de 2010

Foto Panorama 2

Foto Panorama 1



Panorama do Morro do Papagaio.
O caminho da minha casa até a escola de Arquitetura é um pouco longo, mas confesso que não há muitas coisas interessantes ou que me chamem a atenção. Devido ao trabalho comecei a reparar melhor o caminho e percebi que a vista do Morro do Papagaio se contrapunha à vista do Bairro Santa Lúcia. Resolvi,então, registrar essa parte distoante do meu trajeto casa-escola.

domingo, 28 de março de 2010

domingo, 21 de março de 2010

Conceitos

Flâneur:

Dedica seu tempo a vagar pelas ruas, no intento de observar o que acontece ao seu redor, de captar algo de mais perene no cenário urbano. É um observador que caminha tranquilamente pelas ruas, apreendendo cada detalhe, sem ser notado, sem se inserir na paisagem, que busca uma nova percepção da cidade. O flâneur é uma figura nascida na modernidade, apareceu como o contraponto do burguês, que dedicava grande parte de seu tempo aos negócios. A flânerie conseguiu solidificar-se como a experiência própria daquele que gostava de perambular pelas ruas pelo simples prazer de observar ao seu redor; que não devia satisfação ao tempo e tinha a rua como matéria prima e fonte de inspiração.

Deriva (Situacionista):

Movimento internacional de cunho político e artístico, ativo no final da década de 60 e aspirava por grandes transformações políticas e sociais.
Do ponto de vista situacionista, a arte ou é revolucionária ou não é nada. Os situacionistas se viam como os responsáveis por transformar o trabalho dos dadaístas e surrealistas, enquanto aboliam os dois movimentos.

Acreditavam que a superação da arte só viria pela transformação ininterrupta do meio urbano. Não era construir cidades ideais, mas fazer do urbanismo e da arquitetura ferramentas de uma revolução do cotididano. Destas pesquisas sobre arte e urbanismo, resultaram a psicogeografia e seu procedimento de pesquisa- a deriva.

Parkour:

Em português: arte do
deslocamento. É uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas.

Flash Mob:

Aglomeração instantânea de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social.
Mobs populares:

* Pillow Fight: vem sendo praticado em várias partes do mundo. Pessoas combinam pela internet de levarem seus travisseiros em uma determinada hora e local para fazerem uma guerra.
* Subway party: um grupo de pessoas se junta para promover festas em vagões de trens de grandes cidades.
* Zombie Walk: grupo de pessoas que se juntam para passar algum tempo caracterizadas como zumbis e agindo como tal.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Retrato

O retrato de Ana Luiza é baseado nas poucas coisas que sei sobre ela. A Minnie faz referência a uma viagem que Ana considera inesquecível (Disney), o vestido é azul por ser sua cor preferida e por ser a cor de seu time, Cruzeiro. E a Lua é uma paixão de Ana.